top of page

A idealização da Jornada Internacional de Poesia Visual reunindo pesquisadores e artistas brasileiros e estrangeiros em evento voltado especificamente a essa temática surgiu do encontro do poeta e artista visual Anderson Gomes e da pesquisadora Juliana Di Fiori Pondian.

 

Para a realização da primeira edição, foram convidados Julio Mendonça, Omar Khouri e Antonio Vicente Seraphim Pietroforte para formar a comissão organizadora.

 

O projeto elaborado por esta comissão para a primeira edição da jornada, foi então apresentado ao Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em São Paulo – SP – Brasil, que imediatamente se dispôs a sediar a primeira edição do evento e contribuir com sua divulgação e realização, com apoio da Universidade Estadual Paulista e da Universidade de São Paulo, representadas pelos professores integrantes da Comissão.

 

Realizada de 8 a 13 de novembro de 2021, online, contou com cerca de 290 poetas e pesquisadores de 30 países, 63 convidados, 64 comunicações, 30 conferências, 8 lançamentos de livros e 2 performances comunicados em 5 idiomas.

 

Como desdobramento deste evento, em 2022 foi realizada campanha de crowdfunding para a impressão do catálogo. Impresso e lançado em novembro, contém todos os resumos das conferências e comunicações, com indicação bibliográfica, depoimentos de poetas convidados e uma antologia da mostra virtual de poesia visual.

 

Em 2023, de 27.11 a 02.12, acontece a II Jornada de Poesia Visual: Do Corpo do Signo ao Cyber Céu, com organização de Anderson Gomes, Juliana Di Fiori Pondian e Julio Mendonça.

sobre

comissão organizadora da II Jornada

co-04.png

Juliana Di Fiori Pondian é pesquisadora e professora nas áreas de linguística, semiótica, tradução, poesia e literatura. Concluiu em 2021 o Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, Brasil, sobre poesia visual. Em 2018, fundou a Syrinx – Biblioteca de Invenção, editora voltada unicamente à publicação da tradução-arte, onde coordena projetos associando o processo editorial à tradução da literatura experimental.

Sem-Título-1.png

Anderson Gomes, 1982 – S.B.Campo, SP.

Artista gráfico/ poeta e arte-educador. Colabora no ABC paulista e em São Paulo com ações, mostras e publicações coletivas, tais como:  revista Artéria, Circuladô e Bufo. Dentre outras, orientou o módulo prático das 5 edições do curso Poesia Expandida do Centro de Referência Haroldo de Campos – Casa das Rosas.

co-08.png

Julio Mendonça é poeta, doutor em Comunicação e Semiótica e coordena o Centro de Referência Haroldo de Campos, na Casa das Rosas. Foi o curador da exposição “Esdrúxulo! 100 anos da morte de Augusto dos Anjos” e organizou o livro “Poesia (Im)Popular Brasileira”. Publicou o livro “Democratizar a participação cultural."

integrantes da comissão organizadora da I Jornada

co-10.png

Omar Khouri é poeta, estudioso de Poesia e Artes em geral, crítico ocasional de linguagens, historiador, artista gráfico, curador, impressor e editor, co-fundador da Nomuque Edições, co-editor da revista de poesia experimental Artéria. Participou de publicações coletivas e de exposições no Brasil e no exterior. Trabalha como professor no Instituto de Artes da UNESP, desde 1997. Vive em São Paulo.

co-12.png

Antonio V. S. Pietroforte, é professor titular de Semiótica da FFLCH-USP, atuando nos cursos de graduado em Letras e nos cursos de pós-graduado em (1) Semiótica e Linguística Geral e em (2) Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa. É autor de 11 livros de ensaios semióticos, 8 livros de poesia, 3 romances, 2 volumes de contos; fez os roteiros de duas novelas gráfi cas e organizou 4 antologias. Coordena o Grupo de Estudos de Poéticas Experimentais (GePoEx).

bottom of page