


ES
IN
PT
pt | es | en | fr | it
fulano de tal
@taldedefulano
fulano de tal
@taldedefulano
apresentação
Originalmente concebida e organizada em 2021 no Brasil pela pesquisadora Juliana Di Fiori Pondian e pelo artista Anderson Gomes, a Jornada Internacional de Poesia Visual surgiu como um espaço de encontro virtual entre criadores e estudiosos brasileiros e estrangeiros interessados nessa prática poética. Após suas duas primeiras edições, tornou-se um importante foco de reflexão e criação em torno da poesia visual e das experimentações entre palavra e imagem, permitindo discutir tanto as inovações quanto a história por trás desse gênero que subverte os limites da tradição literária.
Nesta terceira edição, em que a organização original se amplia para uma dimensão internacional, queremos enfocar a América Latina como um espaço heterogêneo de múltiplas manifestações culturais que, desde o período pré-colombiano, produziu expressões significativas de protoescritas caracterizadas por uma semiótica centrada na imagem e na materialidade do suporte de codificação. Ao longo do tempo, essas manifestações mostraram formas de resistência como traduzir, reinventar e transformar os textos de outras culturas. Essas expressões, como as do Códice Borgia ou da iconografia andina, foram incorporadas em obras literárias e artísticas, assim como em estudos acadêmicos a partir do século XX, por diversos autores que nos remetem a discussões em torno de categorias e formas visuais, como a pattern poetry, proposta por Dick Higgins, ou a poesia processo, desenvolvida por Wlademir Dias Pino, entre outras. Diante desse cenário, é relevante pensar o lugar que essas manifestações latino-americanas ocupam dentro da poesia visual, assim como o fazem, por exemplo, a obra de Simias de Rodes no século III a.C. na tradição literária ocidental ou a caligrafia figurativa islâmica na cultura árabe.
A III Jornada de Poesia Visual: antropofagia e desterritorialização na América Latina propõe um olhar transversal sobre o fenômeno da poesia visual latino-americana, abrangendo desde os registros desenvolvidos em suportes físicos analógicos até as experimentações com o potencial do digital em plena era da inteligência artificial. Compreendemos os fluxos da poesia visual neste lado do hemisfério como práticas de deslocamento que se hibridizam e rompem fronteiras por meio de exercícios de movimento e libertação semelhantes aos praticados pelos povos e tradições anteriores à colonização.
Que esta também seja uma ocasião para voltar o olhar ao Brasil, não apenas como o impulso inicial dessas jornadas, mas como um foco cultural essencial no diálogo que repensa as poéticas visuais de nossa América. Para aprofundar essa discussão, propomos os seguintes eixos temáticos transversais da jornada:
-
Poesia e protoescrita na América Latina
-
Poesia visual em línguas ameríndias
-
Ativismo e poesia visual
-
Memória e conservação da poesia visual
-
Novas materialidades na poesia visual
-
História da poesia visual na América Latina
-
Poesia e trabalho editorial
-
Poesia visual e literatura infantil e juvenil
-
Poesia visual e dissidências
-
Poesia sonora
Efemérides
-
Centenário de Eugen Gomringer (1925)
-
120 anos do nascimento de Carlos Oquendo de Amat (1905–2025)
-
100 anos da Imprenta Minerva (1925–2025)
-
100 anos de Química del espíritu de Alberto Hidalgo (1923–2023)
-
100 anos da revista Amauta (1926–2026)
-
100 anos de Coca de Mario Chabes, Falo de Emilio Armaza e Ande de Alejandro Peralta (1926–2026)
Assim como nos encontros anteriores, esta jornada reunirá pesquisadores, artistas e poetas de diferentes países com o objetivo de promover o pensamento crítico por meio de atividades virtuais síncronas e presenciais nas sedes que compõem nossa rede organizadora: Peru, Brasil e México.
Como parte do evento, será realizada também a III Mostra Virtual de Poesia Visual, reunindo obras de autores convidados e inscritos.
As línguas oficiais do evento são espanhol, português e inglês, em consonância com o multilinguismo e o internacionalismo que caracterizam nossa prática.
A chamada está aberta de sábado, 19 de julho, até domingo, 31 de agosto, tanto para inscrição de comunicações orais como para participação na mostra virtual. Consulte as normas e procedimentos para sua inscrição aqui.
