1956

1967

1977

1978

1979

1981

linhadotempo-1.png

Exposição

Nacional 

de arte

concreta

SP/RJ

Exposição

Nacional 

poema de

processo

RN/RJ

Exposição POÉTICAS VISUAIS (29 de setembro a 30 de outubro) no MAC-USP. São Paulo. Organização Walter Zanini e Julio Plaza.

Exposição PRINTED IN BRAZIL. Other Books and So (Ulises Carrión. Organização Regina Silveira). Amsterdam. Holanda.

Exposição MULTIMEDIA INTERNACIONAL. ECA-USP (19 de novembro a 16 de dezembro). Idealização: Tadeu Junges e Walter S. Silveira.

ARTE POSTAL. Parte da XVI Bienal de São Paulo, com curadoria de Julio Plaza. Curadoria geral da XVI Bienal: Walter Zanini.

1982

1983

1984

1985

1987

1988

linhadotempo-2.png

ARTE PELO TELEFONE: Videotexto. Curadoria: Julio Plaza.

XVII Bienal de São Paulo. VIDEOTEXTO, com curadoria de Julio Plaza.

Exposição ARTE

NA RUA 2

(outdoors), com a participação de vários dos poetas intersemióticos, como Zéluiz Valero, Walter Silveira, Paulo Miranda, Sonia Fontanezi, Omar Khouri.

-

POESIA EVIDÊNCIA: exposição de Poesia Visual. PUCSP, Departamento de Artes. Curadoria: Gilberto José Jorge. Paulo Miranda e Sonia Fontanezi: organização e montagem.

Exposição TRANSCRIAR.

MAC-USP (02 a 09 de setembro) e Centro Cultural São Paulo (12 a 30 de setembro).

Org. Julio Plaza.

.TRANSCRIAR. Porto . Portugal

-

POESIA INTERSIGNOS. Centro Cultural São Paulo. Org. Philadelpho Menezes.

Exposição

PALAVRA IMÁGICA. MAC-USP. Curadoria de Walter Silveira e Betty Leirner.

I MOSTRA INTERNACIONAL DE POESIA VISUAL DE SÃO PAULO. Projeto e organização de Philadelpho Menezes. Destaque para a presença de Eugen Gomringer em São Paulo, um dos criadores da Poesia Concreta.

1990

1991

1992

1993

1994

1995

linhadotempo-2.png

Exposição TRANSFUTUR: poesia Visual da União Soviética, Brasil e países de língua alemã. Curadoria da seção brasileira: André Vallias. Kunstetage. Kassel. Alemanha.

ARTÉRIA 5 (FANTASMA). Exposição de publicações da NOMUQUE EDIÇÕES (17 ANOS) no mezzanino do MASP, ocasião em que foi lançada a revista.

-

SINGULARES 1

(A gente não quer só comida).

Ovidio

Restaurante-Bar,

São Paulo.

ARTÉRIA 5 (FANTASMA). Exposição de publicações da NOMUQUE EDIÇÕES (17 ANOS) no mezzanino do MASP, ocasião em que foi lançada a revista.

Exposição PARAVER. Saguão da Faculdade Santa Marcelina.

São Paulo.

Org. Omar Khouri e Inês Raphaelian.

SINGULARES 2. Ovidio

Restaurante- Bar,

São Paulo.

MOSTRA NACIONAL DE POESIA VISUAL. Natal-RN. Promoção: UFRN/NAC Curadoria: Avelino de Araújo, Bianor Paulino, Falves Silva e J. Medeiros.

2002

2004

2007

2011

2012

2015

linhadotempo-2.png

BRAZILIAN VISUAL POETRY (janeiro a março). Exposição no Mexic-Arte Museum, Austin, Texas, EUA, com curadoria de Regina Vater. A mostra integra a seção do mesmo nome no site imediata.com

1ª MOSTRA DE POESIA VISUAL da FACOM-FAAP. Mostras aconteceram até 2010 (a 7ª). Curadorias de Omar Khouri.

POESIA CONCRETA: O PROJETO VERBIVOCOVISUAL. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Organização: João Bandeira, Lenora de Barros, Walter Silveira e Cid Campos; projeto gráfico do catálogo e do site: André Vallias.

-

POIESIS: POEMA / ENTRE_PIXEL_E_PROGRAMA. Oi Futuro Flamengo. Rio de Janeiro. Exposição com novas mídias. Curadoria de André Vallias, Friedrich W. Block e Adolfo Montejo Navas.

A POESIA BRASILEIRA DA ERA PÓS-VERSO, no

IA-UNESP, campus de São Paulo. Curadoria: Omar Khouri.

Exposição POESIA, coletiva de poetas visuais, na Galeria Virgilio, São Paulo, abril, curadoria de Omar Khouri e Paulo Miranda.

AMOSTRAGEM DA POESIA BRASILEIRA DA ERA PÓS-VERSO (VER OUVIR PENSAR), de 19 de novembro a 18 de dezembro, na Capela da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa: 21 poetas.

2016

2017

2018

2019

2020

2021

linhadotempo-2.png

Exposição ARTÉRIA 40 ANOS, na Caixa Cultural Rio de Janeiro (2015), pelo Espaço Líquido, com curadoria de Omar Khouri e Paulo Miranda, de 27 de outubro a 20 de dezembro. ARTÉRIA 40 ANOS, em São Paulo (2016), na Caixa Cultural.

Exposição na Galeria Andrea Rehder: Arte Contemporânea – O VERBAL, ASSIM COMO O VISUAL, uma coletiva de poetas, com curadoria de Omar Khouri.

POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA. Brasília, Caixa Cultural (de 17 de outubro a 16 de dezembro). Produção: Espaço Líquido. Curadoria: Bruna Calegari e Omar Khouri.

-

A POESIA E AS ARTES VISUAIS. Galeria Superfície, São Paulo. Curadoria: Gustavo Nóbrega.

HISTÓRIA DA POESIA VISUAL BRASILEIRA [Acervo do Arquivo Paulo Bruscky]. SESC Bom Retiro São Paulo. Curadoria: Paulo Bruscky, Yuri Bruscky e Adolfo Montejo Navas.

* Este levantamento está em construção